Como eu consegui meu primeiro cliente como copywriter

Neste artigo, vou contar a história de como eu consegui meu primeiro grande cliente de copywriting — e o melhor: como VOCÊ pode fazer o mesmo.

Mas antes, inscreva-se na minha lista para não perder conteúdos, insights e sacadas diárias sobre como ganhar a vida escrevendo na internet:

Feito isso, vamos ao conteúdo!

VDE

Como conseguir os primeiros clientes como copywriter é uma dúvida bastante comum para quem está começando.

Afinal, hoje em dia, ou você tem portfólio para mostrar um pouco do seu trabalho ou está fadado a garimpar trabalhos que pagam migalhas em plataformas de freelancer.

Mas calma, por que no artigo de hoje eu vou te mostrar como eu consegui meus primeiros clientes de copy — mesmo sem ser conhecido e mesmo sem nenhum case de sucesso. Vamos lá?

“Não tenho portfólio, como consigo meus primeiros clientes?”

Ora ora, se não é o paradoxo do iniciante: pra conseguir clientes, você precisa de experiência. Mas pra conseguir experiência, você precisa de clientes. 🤷‍♂️

Mas batendo direto na dúvida: você não precisa de cases de sucesso pra fechar seu 1º cliente.

Ou melhor, você não precisa projetos reais pra criar um portfólio. Falo por experiência própria porque eu consegui meus primeiros clientes através de um blog sobre mercado financeiro que criei e alimentei ao longo de 2019-2020.

As pessoas pesquisavam sobre o tema que eu escrevia, chegavam no meu blog, gostavam do que viam e entravam em contato comigo pra escrever artigos pra eles. E tudo bem que não era pra escrever copy, mas o meu blog funcionou como um portfólio — sem que eu tivesse escrito aqueles artigos pra clientes. Faz sentido?

Inclusive, este blog que você está agora também é um portfólio que eu estou construindo sem, de fato, prestar serviço para um cliente.  Você pode ser um dono de negócio que está precisando vender mais e veio aqui pra aprender técnicas de email marketing, copy e vendas pra aumentar suas conversões.

E se esse for o caso, basta me enviar uma mensagem no LinkedIn e eu verei como posso transformar sua lista de e-mails em uma máquina de vendas.

Mas finalizando a história desse meu primeiro cliente…

Foi assim que ele me encontrou, solicitou alguns trabalhos como freelancer e alguns meses depois me ofereceu uma vaga integral na equipe de marketing da sua empresa, onde trabalhei por quase 2 anos e me demiti em seguida pra criar minha própria agência de email marketing.

De lá para cá, foram muitos erros e acertos. Mas uma coisa que eu nunca abri mão foi de aprender com as ferramentas que eu tinha disponível.

E durante essa minha experiência nesta empresa, aprendi uma coisa muito valiosa quando se trata de copy pra emails:

Os melhores clientes de copy são as “grandes baleias ociosas”.

Vou explicar:

Hoje em dia, a moda é fazer lançamento. Todo mundo está anunciando um evento super mega especial que será 100% Online e 100% Gratuito…

Aí você vai lá, cadastra seu e-mail.

Vai para um grupo do WhatsApp.

Espera até os dias do evento.

Recebe o vídeo 1, vídeo 2, vídeo 3…

…E, finalmente, o vídeo de vendas.

Nessa fase, o professor abre as inscrições do curso dele e BOMBARDEIA sua caixa de entrada com e-mails de escassez:

“Hoje é o ÚLTIMO DIA para você garantir os 37 bônus que separei”
“Aproveite essa oportunidade ÚNICA de me deixar rico
“Guilherme, você vai ficar de fora?”
“Última chamada, Guilherme, você vem?”

E depois disso…

Ele some.

Mas some de um jeito que 2 semanas depois você nem lembra mais que cadastrou seu email na lista dele.

E é aqui onde você encontra as MELHORES oportunidades de conseguir clientes.

Por quê?

Porque esses caras continuam fazendo um lançamento atrás do outro.

E eles precisam rodar novos anúncios para captar novas pessoas pra suas listas de e-mails.

Ou seja: eles acumulam milhares e milhares de LEADS numa lista que só serve pra mandar lembretes de lives e avisar que as vagas estão acabando.

Entende onde quero chegar?

Esse é o tipo de cliente ideal pra um copywriter iniciante abordar.

Esse é o tipo de cliente que tem uma baleia GRANDE nas mãos (sua lista), mas que não gera retorno algum com ela, tornando-a OCIOSA. 😉

Então, se você chegar para ele dizendo que pode gerar uma nova fonte recorrente e previsível de receita pro negócio dele apenas escrevendo e-mails pra lista que ele já tem…

Qual a probabilidade desse cliente fechar com você?

Pense comigo:

Esse cara vive um furacão onde ele mal tem tempo de aproveitar a grana que está fazendo com os lançamentos.

Ele tem conteúdo para produzir, alunos para tomar conta, anúncios e vídeos para gravar…

Enfim.

A vida dele é um caos.

Daí chega um profissional como você e diz que pode injetar algumas dezenas de milhares de reais no negócio dele apenas usando a lista de e-mails que ele já tem.

É tipo você entrar em contato com ele e falar assim:

“Opa, Fulano, tudo certo? Olha só, eu posso colocar R$ 100 mil a mais no caixa da tua empresa todo mês — e você não precisa mover um dedo sequer para isso. Podemos conversar?”

Eu não sei você, mas se eu fosse o “Fulano”, com certeza gostaria de falar mais sobre.

Afinal, estamos falando de uma nova fonte de receita que aproveita a lista de e-mails que ele está investindo dinheiro real para construir e fazer seus lançamentos.

E mais: você está propondo um tipo de serviço que aumenta o faturamento mensal dele, sem que ele precise gastar energia com isso.

Só pode ser um milagre na vida do cliente, não acha?

Pois é, meu caro.

E essa é só uma forma de conseguir clientes de copy.

Existem várias…

(Algumas até mais fáceis — e que estão bem debaixo do seu nariz)

…Mas isso é assunto para outro dia.

A ideia de  escrever este artigo veio de um e-mail que escrevi para minha lista respondendo exatamente essa mesma dúvida: como conseguir clientes?

E como prometido, mostrei para você como eu consegui meu primeiro cliente de e-mails e também como você pode conseguir os seus. Afinal, com todo mundo fazendo lançamentos por aí, o que mais tem é lista de e-mail ociosa que só serve para mandar lembretes de live.

Então, se você for esperto, já deve ter pensado em pelo menos 5 especialistas que você já conhece e que ganha dinheiro com lançamentos — mas que têm e-mails muito ruins.

No fim, você não precisa ser o melhor copywriter do mundo para gerar resultados com e-mails. Basta você escrever melhor que seu cliente e os resultados virão — tanto para ele, quanto para você.

E se você quiser receber técnicas de copywriting e, principalmente, e-mail marketing, recomendo fortemente que se cadastre em minha lista de e-mails no formulário abaixo.

Lá, eu compartilho quase que diariamente o que estou fazendo para trazer cada vez mais resultados pra mim e pra meus clientes.

É 100% gratuito e basta rolar essa página pra baixo pra entender todos os detalhes. 👇

Vivendo de Email © 2023. Todos os direitos reservados.