Ao longo dos últimos 2 anos, já testei e investi em uma dúzia de estratégias diferentes para vender serviços de tráfego pago e email marketing pela internet.
E hoje, vou mostrar pra você as 4 estratégias que mais funcionaram pra mim até agora:
1. Plataformas de Infoprodutos
2. Prospecção Indireta
3. Prospecção Ativa
4. Campanha Paga de Reuniões
E meu objetivo com esse texto é simples:
Quero que você saia daqui com uma delas na cabeça. Porque se você escolher apenas uma e executá-la todos os dias (afinal, não existe almoço grátis), fechar clientes não será mais um problema, e sim gerenciá-los.
Vamos nessa?
1. Plataformas de Infoprodutos
Se você souber procurar, essa é a maneira mais simples (e rápida!) de conseguir um bom cliente.
Plataformas como Hotmart, Eduzz, Monetizze, Kiwify e outras estão LOTADAS de infoprodutores. E a grande maioria deles não têm tempo de escrever as próprias copys — ou simplesmente não sabem como fazer isso.
Ou seja, na média, você consegue gerar mais resultados que o produtor.
E isso é bom para ambos os lados, já que você vai economizar o tempo do cara enquanto gera mais vendas que ele — e recebe uma fatia do bolo.
Mas como encontrar essas pessoas?
É simples: encontre produtos que ainda NÃO estão “em alta” nos mercados e estude os funis deles.
Por exemplo, na Hotmart, evite os que estão no topo do mercado (150º). Os produtos que estão na faixa dos 40º a 60º valem mais a pena de abordar por 3 simples motivos:
- São produtos validados (já estão vendendo).
- O dono já tem, no mínimo, uma lista de clientes.
- Ainda não existe um time robusto por trás.
E por mais que esse cara já esteja se dando bem, uma parceria com um copywriter pode acelerar muito seu crescimento. Afinal, existe um negócio no mundo que NÃO queira faturar mais?
Acredito que não.
Então, encontre pelo menos 20 produtos nessa faixa e crie uma planilha com o link da página de vendas, nome e email dos produtores de cada um deles.
Feito isso, escreva um email para cada um deles.
Mas ao invés de vender o SERVIÇO, mostre o RESULTADO que pode ter com sua parceira e o chame para uma reunião rápida para você explicar melhor como funciona o seu trabalho — e, obviamente, fazer sua proposta.
2. Prospecção Indireta
Essa é talvez a estratégia mais poderosa que existe na internet.
Muitas empresas e profissionais criam conteúdo para gerar autoridade e criar uma audiência para vender infoprodutos, mentorias ou até mesmo serviços “done-for-you”.
Essa newsletter que você está lendo agora é um belo exemplo disso.
No início, meu objetivo era apenas externar minhas ideias e ajudar outras pessoas a viverem da escrita sem cometer os mesmos erros que eu cometi durante minha jornada.
Mas por conta das vivências e dos conteúdos que publico aqui e no LinkedIn, toda semana recebo propostas para escrever funis de emails para clientes e também já entreguei algumas sessões de consultoria para ajudar outros copywriters a conseguirem vender seus serviços.
E não. Eu NÃO sou uma autoridade em copy com décadas de experiência. Eu apenas apertei “Publicar” com consistência e, com o tempo, as pessoas certas confiaram e vieram até mim — e não o contrário.
Esse é o objetivo dessa estratégia:
Produzir conteúdo de valor (e de forma consistente) para, com o tempo, gerar autoridade no assunto e prospectar clientes de forma indireta.
3. Prospecção Ativa
Essa é uma continuação da estratégia 1.
Mas diferente de lá onde falamos apenas das plataformas de infoprodutos, aqui vamos falar de prospecção no geral..
E essa é uma das minhas estratégias favoritas por 2 razões:
- Só depende de mim.
- Por conta da regra 1, ela pode ser de curto prazo.
Já aconteceu comigo de entrar em contato com um prospect e, na semana seguinte, já estar com o contrato assinado e com 50% do valor combinado no bolso.
O Instagram, por exemplo, é um prato cheio de infoprodutores que produzem conteúdo para promover suas ofertas, mas que não usam suas listas de clientes para oferecer novos produtos.
Ou seja: dezenas de leads para vender serviços de copy. E é por isso que essa é a estratégia mais simples para conseguir um primeiro cliente pagante
Então, faça assim:
- Encontre 20 perfis atrelados a algum infoproduto.
- Teste a recuperação de carrinho desses produtos.
- Envie uma DM para os que NÃO tiverem a automação se apresentando, falando sobre essa e outras oportunidades e chamando a pessoa para uma ligação rápida.
- Monte e apresente sua proposta.
De cada 20 contatos que você fizer, é provável que 2-5 marquem uma reunião com você.
E dessas reuniões, é bem provável que você feche pelo menos 1 venda.
4. Campanha Paga de Reuniões
Essa foi uma das primeiras estratégias que testei e sua principal vantagem é que ela dispensa qualquer trabalho manual — depois que tudo está no ar.
De fato, é um pouco diferente porque você vai precisar de uma página de vendas, um formulário muito bem feito e um pequeno orçamento para investir em anúncios.
E detalhe: você NÃO pode anunciar para qualquer pessoa. Você precisa segmentar seus anúncios e mostrar apenas para as pessoas que podem se beneficiar do seu serviço.
Por muito tempo, eu rodei criativos falando com infoprodutores que já estavam vendendo e, por isso, já tinham listas de emails (muitas vezes paradas).
E depois de apertar no anúncio, eles caíam numa carta que falava exatamente com o cara que tinha uma mina de ouro nas mãos (sua lista), mas que não tinha tempo e/ou expertise para gerar receita através dela.
No final, eu chamava o cara para uma reunião através de um formulário e um link do Calendly — onde ele mesmo marcava a reunião no meu calendário do Google.
Ou seja:
Se você tem caixa para investir, você pode testar essa estratégia.
Afinal, a grande vantagem aqui é que depois de estruturar tudo, você só precisa se preocupar em vender.
E uma dica: se você for criar um funil desse para ofertar seus serviços, tenha em mente qual tipo de público você está atraindo com seus anúncios + página.
Você não quer um curioso clicando no seu anúncio.
Você quer um dono de negócio que pode (e precisa) te contratar.
Fechou?
Agora, escolha uma das estratégias acima e separe um horário na sua rotina para executar.
Se você quer começar no mercado de copy, não espere a vaga dos sonhos cair do céu. Construa o hábito de prospectar todos os dias e feche você mesmo seus clientes dos sonhos.